segunda-feira, 25 de abril de 2011

ENSP dá acesso livre ao material didático

* Contribuição da colega Jaqueline Siqueira

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca acaba de tomar a decisão de colocar acessível todo o material didático produzido no âmbito dos cursos de educação a distância da ENSP. O anúncio foi feito pelo diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, durante o Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, e faz parte do desenvolvimento de uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, a ser implementada na Escola. De acordo com Antônio Ivo, o compromisso da ENSP é estender e universalizar todo o seu patrimônio de material didático existente. "Hoje, o acesso aberto é uma política institucional para nós". Ainda na temática da educação a distância, a última mesa do evento, realizada no dia 13/4, reuniu especialistas para debater plataformas de software livre e seu uso em sistemas de gestão acadêmica e produção de conteúdo na modalidade a distância. 

A decisão de colocar disponível o material do EAD faz parte de um conjunto de ações que a ENSP passa a efetivar, as quais foram discutidas durante o Seminário. Entre elas, a criação do site de acesso aberto, a mudança a ser realizada em seu repositório, etc. "A inclusão do material didático dos cursos de EAD pode ser feita de imediato por meio de seus recursos de aprendizagem", apontou a coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Furniel. Ela disse ainda que "em algumas semanas, já podemos começar a colocar o material dos cursos em nossa Biblioteca Multimídia". Segundo Victor Grabois, um dos coordenadores do Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, que faz parte do Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS, do Ministério da Saúde "todos os esforços serão feitos para colocarmos o material disponível na internet para acesso livre". 


Publicada em 14/04/2011

Link para a notícia:
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?matid=24648

Link para a Biblioteca Multimídia:
http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/

Links de referência indicados pelo prof. Carlos Jahn

Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
http://www.abrasco.org.br/

A ComSaúde - Conferência de Comunicação e Saúde - trata-se de uma transição bidirecional de diálogos acadêmicos entre os campos de Comunicação e Saúde.
http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/COMSA%C3%9ADE

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz foi criada com o objetivo de agilizar o acesso aos produtos e serviços bibliográficos disponíveis na instituição, respeitando as linhas de acervo e a área de atuação de cada uma das dez bibliotecas integrantes. Funciona através do desenvolvimento de programas e projetos planejados pelas bibliotecas e implementados pelos comitês técnicos.
http://www.fiocruz.br/redebibliotecas/

SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.
http://www.scielo.org/php/index.php

Redalyc. Red de Revistas Cientificas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
http://redalyc.uaemex.mx/

Organização Mundial da Saúde
http://www.who.int/es/index.html

A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.
http://new.paho.org/bra/

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sugestão de leitura do Prof. Carlos Jahn - Revista IHU ON-LINE


Midiatização. Um modo de ser em rede comunicacional

Este é o tema de capa da edição 289 da IHU On-Line, de 13-04-2009.


Contribuem para a discussão Pedro Gilberto Gomes, José Luiz Braga, Antonio Fausto Neto, Jairo Ferreira, Muniz Sodré, Daniel Dayan e Dênis de Moraes.


O complexo processo da midiatização da sociedade é o tema ao qual diversos estudiosos têm se dedicado nos últimos dez anos.






100 anos de McLuhan: um teórico de vanguarda

Contribuem para esse debate os pesquisadores Celso Candido, Sonia Montaño, Pedro Gilberto Gomes, Filomena Bomfim, Octávio Islas e Francisco Rüdiger.

Há mais de quatro décadas poucos pesquisadores poderiam suportar a ideia de que um dia o mundo fosse conectado por redes que levariam os seres a viverem em uma espécie de aldeia global.


* para acessar as revistas, basta clicar nos títulos.