sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aula inaugural do Curso de Comunicação em Saúde recebeu professores chilenos


Iniciou nesta semana (13 e 14/09/10) o Curso de Especialização de Comunicação em Saúde, que conta com a participação de 40 alunos, oriundos das áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas entre outras. Na aula inaugural, além da presença das Coordenadoras do curso e professoras, Mara Núbia da Silva (ESP) e Jiani Bonin (UNISINOS), a Diretora da instituição, Sandra Regina Martini Vial e, como de praxe, dois convidados internacionais palestraram para os alunos: o chileno Raul Zamurano Farias, professor de filosofia e a socióloga Rosário Rogel, ambos da Universidade Autônoma do México (UNAM). 

Inicialmente a turma de alunos foi acolhida pela Coordenadora de Ensino da ESP, que fez uma explanação do que é o curso e de como deve funcionar – a oportunidade para a troca de experiências que os alunos terão e vice-versa. Explicou as regras e o planejamento geral.

Findos os contatos iniciais, a Diretora Sandra Vial por sua vez transmitiu sua mensagem aos participantes, resgatando um pouco da história do curso, que nasceu em 2007 e chamou a atenção dos presentes para o fato de que algumas pessoas já poderiam ser professores, já que tem uma longa trajetória profissional, quando a Escola realizou o primeiro encontro sobre Determinantes em Saúde.

A partir daí, começo-se a pensar como fazer para capacitar esses profissionais da comunicação. Sandra lembrou que a instituição funciona como articuladora de rede, para crescer em conjunto com os demais segmentos da sociedade. "O papel da escola para fazer esse processo andar é termos trabalhadores que de alguma forma tenham vinculação com alguma área da saúde".

Esse curso de especialização, revela a Diretora, é a primeira experiência e nos dará base para muitos outros que virão. Queremos que o "Comunicação em Saúde" possa marcar história no RS porque nosso objetivo está focado na interdisciplinaridade.

A Diretora falou de sua alegria em iniciar esse curso antes de concluir sua gestão, acrescentando que a Escola é um lugar de muita produção, de muito conhecimento e encerrou parabenizando a heterogeneidade da turma.

Fonte: http://www.esp.rs.gov.br/default.asp?mostra=3&id=1026

Nenhum comentário:

Postar um comentário